Diários do Vampiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Parceria
SIGMA CAMISETAS
Votação

Quem você quer entrevistar?

Episódio 2x10 - The Sacrifice I_vote_lcap64%Episódio 2x10 - The Sacrifice I_vote_rcap 64% [ 9 ]
Episódio 2x10 - The Sacrifice I_vote_lcap36%Episódio 2x10 - The Sacrifice I_vote_rcap 36% [ 5 ]

Total de votos : 14


Episódio 2x10 - The Sacrifice

+15
Gabbi
leeoh_petrova
Bonnie
Arthemis
helena n
Alê Salvatore
moon
_aimeeP
Mara
Sarinha_Teixeira
LISY D
beep
Nessa Lovegood
Leon Magnus
Nat
19 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Nat Qui Dez 02, 2010 2:48 pm

Episódio 2x10 - The Sacrifice Normal_vampire-diaries-season-2-the-sacrifice-promo-pics-13

2x10 - "The Sacrifice"

Sinopse | Notícias relacionadas | Fotos | Webclip
Nat
Nat
Admin

Mensagens : 1707
Data de inscrição : 02/08/2009
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Leon Magnus Qui Dez 02, 2010 4:56 pm

Ansioso...T_T Alguém tem link para assistir sem legenda? Não aguento esperar sair. =(
Leon Magnus
Leon Magnus

Mensagens : 53
Data de inscrição : 16/11/2010
Idade : 40
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Nessa Lovegood Qui Dez 02, 2010 6:39 pm

Leon Magnus escreveu:Ansioso...T_T Alguém tem link para assistir sem legenda? Não aguento esperar sair. =(

Por enquanto, eu estou com esse site ligado:

http://clubedodownload.info/baixar/the-vampire-diaries-ao-vivo

Vamos ver se ele não vai travar até 11 horas, né? =/

Mas agora está rodando bem... =D
Nessa Lovegood
Nessa Lovegood

Mensagens : 2146
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 33
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Nessa Lovegood Qui Dez 02, 2010 10:31 pm

Os Gilbert estão me surpreendendo MUITO³³³ nesse episódio!!! *-*
Nessa Lovegood
Nessa Lovegood

Mensagens : 2146
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 33
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Nessa Lovegood Qui Dez 02, 2010 10:45 pm

Que climão Delena que rolou ali, hein??? *-*
Nessa Lovegood
Nessa Lovegood

Mensagens : 2146
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 33
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Nessa Lovegood Qui Dez 02, 2010 10:55 pm

Meu Deus, maldita propaganda... Muito nervosa aqui... que episódio tenso!!!
Nessa Lovegood
Nessa Lovegood

Mensagens : 2146
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 33
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por beep Qui Dez 02, 2010 11:07 pm

WAW q episodio é esse *-*
E vcs viram o stefan se ************** com a katherine? sucks, odeio ele u.u

beep

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Ansiosaaaaa

Mensagem por LISY D Qui Dez 02, 2010 11:32 pm

tbm quero assisitir!!!
algum link sem legenda?
LISY D
LISY D

Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por LISY D Qui Dez 02, 2010 11:49 pm

eu acheiiiiii!!!! vo assistir now...
LISY D
LISY D

Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Sarinha_Teixeira Sex Dez 03, 2010 12:10 am

Gente q se passou de momentos Delena ??

Contem *.*
Sarinha_Teixeira
Sarinha_Teixeira

Mensagens : 48
Data de inscrição : 30/05/2010
Idade : 31
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por LISY D Sex Dez 03, 2010 12:16 am

89% .....loading
LISY D
LISY D

Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por LISY D Sex Dez 03, 2010 1:24 am

quero ver com legendaaaaa...
complicado entender algumas prtes
LISY D
LISY D

Mensagens : 17
Data de inscrição : 05/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Mara Sex Dez 03, 2010 7:22 am

OI

Alguem tem o link para sacar o episódio ,mesmo sem legenda?

Mara

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/10/2010
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por _aimeeP Sex Dez 03, 2010 9:59 am

Eu passei tudo direto porque não quero pegar spoiler e no Tumblr eu já ganhei um GIGANTE de presente...
Faltam mais de 10 minutos para o meu download e eu tô bem calma. -N
_aimeeP
_aimeeP

Mensagens : 3270
Data de inscrição : 24/01/2010
Idade : 27
Localização : RJ

http://www.twitter.com/Aimeeudeus_

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Sarinha_Teixeira Sex Dez 03, 2010 11:26 am

Gente eu vi um resumo de Delena desse ep q tem no youtube, e fiquei apaixonadaa pelas cenas deles os 2, eles estao discutindo e depois quase q se beijam +.+

Ai eu quero ver esse ep. Meninas ainda há esperança pra eles «+.+
Sarinha_Teixeira
Sarinha_Teixeira

Mensagens : 48
Data de inscrição : 30/05/2010
Idade : 31
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por moon Sex Dez 03, 2010 11:54 am

Tem aqui e aqui.

Que decepção, tão previsível. Tomara que o 11 me surpreenda. Os descartados estavam beeem melhores que foi para o ar, tense.

Agora saio daqui já que ninguém mais comenta roteiro. Laughing

Tadinho do Matt, do Stefan, do Mason. Tem gente que veio a tvd só para se ferrar e sofrer. Laughing Laughing


Última edição por moon em Sex Dez 03, 2010 11:56 am, editado 2 vez(es)
moon
moon

Mensagens : 5770
Data de inscrição : 19/09/2009
Idade : 33
Localização : Itajaí - SC

http://deep-ocean.tumblr.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Alê Salvatore Sex Dez 03, 2010 11:55 am

ai gente tou doida pra ver esse episódio, mas só vou ver Domingoooooooo!!! fikei affraid COM A SHORT PROMO DO PRÓXIMO EPISÓDIO, quem quiser ver aqui ----> E11S02
Quem pirou com isso??? EUUUUUU! lololololol

QUERO DELENAAAAAAA!
Alê Salvatore
Alê Salvatore

Mensagens : 2217
Data de inscrição : 25/04/2010
Idade : 37
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Nessa Lovegood Sex Dez 03, 2010 12:31 pm

Não sei nem por onde começar a comentar... Mas eu adorei o episódio!!! *-*

Vou assistir mais algumas vezes, depois comento! =)
Nessa Lovegood
Nessa Lovegood

Mensagens : 2146
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 33
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Mara Sex Dez 03, 2010 12:34 pm

Adorei o episódio, agora só custa pensar que vai demorar masi 1 semana para ver o resto:
Vou comentar:

Elena - teve uma atitude louvável, ela quer-se entregar para proteger todos os que Ama

Stefan - corajoso, para salvar Jeremy, ficou preso com a pessoa que ele mais odeia neste mundo, ou talvez não!!..

Damon - mAis uma vez mostrou o seu Amor por Elena, não deixando que ela se entregasse, gostei de ver as cenas dele com Elena, mostra mesmo muito Amor

Jeremy - fez asneira, mas no fundo foi uma prova de Amor á Bonnie, ele não queria mesmo que ela fizesse o feitiço, pois sabia que ela iria sofrer com isso.

Bonnie - Tentou fazer o feitiço, não correu nada bem, mas não gostei ela recusando o beijo do Jeremy.

Caroline e Taylor - lindo, o que estão a passar juntos, gosto deste possível romance.

Pessoal, não entendi o pq da Elena não poder entrar na tumba para junto do Stefan, qual é o problema? Kat? ela poderia voltar a sair mas ia lá ter com ele, pq Stefan disse para Damon não deixar Elena chegar nem perto?

Amei a cumplicidade dos dois manos para protegerem Elena.

Cumprimentos,

Mara

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/10/2010
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por helena n Sex Dez 03, 2010 5:23 pm

Damon é mto lindooo genteeee!! q isso!!!!
ah!! e antes eu era fã de matt e caroline..... mas confesso q ela e tyler estão mto fofos juntos!!!
gostei desse novo triângulo amoroso!
e bonnie não deveria ter dado o fora em jeremy!! ele tava tão gatinho! não sei como ela resistiu! akele luka é mto feio =P
helena n
helena n

Mensagens : 206
Data de inscrição : 07/11/2009
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Sarinha_Teixeira Sex Dez 03, 2010 9:46 pm

Damon e Elena +.+
Amei o ep, e o Stefan ter ficado preso na tumba, achei a maior graça, pqe assim é obrigado a ouvir kat.

E estou ansiosa para ver o ep 11, aquele recap do Stefan com a Kat foi show.. Pode ser q ele fique com ela e deixe Elena pro Damon ;D ( continuo sonhando ne?! )
Sarinha_Teixeira
Sarinha_Teixeira

Mensagens : 48
Data de inscrição : 30/05/2010
Idade : 31
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Arthemis Sex Dez 03, 2010 10:34 pm

Eu gostei desse episódio....não foi o melhor da temporada,m mas foi bom.... o q me surpreendeu realmente foi o Elijah, o q será q ele está tramando? PQ ele quer a Elena protegida? Realmente ele causa as mortes + impactantes da série, ng pode negar q ele tem estilo, e fez o Damon tremer hehehe.

O epi deu bastante espaço para a relação Tyler-Caroline, eles formam 1 ótima dupla, mas fiquei com mta pena do Matt, ele ultimamente só se dá mal, mas nem desconfia pq...além de td, agora pensa q foi trocado pelo Tyler...

Bonnie - esse epi explorou tb a sua fraqueza, agora tds sabem q ela não é 1 bruxa forte o suficiente. Mt interessante tb essa relação com o bruxinho lá, o q me leva a questionar de q lado ele realmente está... ela qse matou os 2 no processo de tentar abrir a tumba. Ela pode acessar as forças dele, e ele as forças dela, vamos ver no q isso vai dar. Não gostei qd ela recusou o beijo do Jeremie, eles formam 1 belo casal, sem falar q ele se arriscou por ela.

Notícia aos Delena - acho q vai rolar ainda nessa temporada, mtas das cenas em q vcs viam algo a +, eram bem normais para mim. Mas nos episódios + recentes e nesse em especial, fica óbvio q vai acontecer. A elena até fechou os olhos na discussão, o Damon não a beijou pq não quis.

Atitude nobre da Elena querer morrer por tds, mas nada esperta...agir como kamikasi não resolve as coisas... Klaus ainda iria precisar da pedra, do lobisomem, de 1 bruxa, e etc.

Deixei o melhor para o final (na minha opinião) - Katherine, na verdade, quer sair da tumba... + 1 vez estava jogando com tds... cenas Sterine a caminho.... Katherine presa com Stefan naquela tumba, prevejo ÓTIMAS cenas a caminho!!!!!!!!!!!

OBS: notaram como a Rose fugiu qd viu o Elijah????? Eu ri ... heheh
OBS2: qd o Jeremie vai deixar de agir precipitadamente??
Arthemis
Arthemis

Mensagens : 44
Data de inscrição : 06/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Sarinha_Teixeira Sáb Dez 04, 2010 12:05 pm

Arthemis escreveu:
Notícia aos Delena - acho q vai rolar ainda nessa temporada, mtas das cenas em q vcs viam algo a +, eram bem normais para mim. Mas nos episódios + recentes e nesse em especial, fica óbvio q vai acontecer. A elena até fechou os olhos na discussão, o Damon não a beijou pq não quis.
?

Nossa como vc tem razão :O Eu fui ver uma 2º vez essa cena e só agora reparei q quando ele aproximou a cara bem pertinho a dela a Elena fechou mesmo os olhos esperando ele beija-la e so os abriu quando ele falou.
Não tinha reparado no pormenor dela fechando os olhos esperando.. Damon burro, beija logo! x)
Se vai acontecer neste temporada q aconteça logo, tou ansiosaaa +.+
Sarinha_Teixeira
Sarinha_Teixeira

Mensagens : 48
Data de inscrição : 30/05/2010
Idade : 31
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Nessa Lovegood Sáb Dez 04, 2010 3:34 pm

Vou comentar:

A coisa que mais me deixou feliz nesse episódio foi ver a carinha do Matt de novo... *-*

MENTIRA! Foram os momentos Delena!!! hehehe XD

MENTIRA! Foi ver o Alaric sem camisa... FINALMENTE!!! *-*

Mas ver a carinha do Matt de novo me deixou muito feliz... E já que eu estou falando dele:

Nossa, que dózinha do Matt... Todo fofo pedindo desculpas pro Tyler pelo modo como ele agiu e falando que não entendia porque ele tinha feito aquilo... Ahh, me deu vontade de abraçar bem forte!!! *-*
E depois ele indo ver a Caroline na casa dela (aiiii, que ultramente fofo!!! Sou Team Caroline e Matt! *-*) e ver que o Tyler estava lá... Que dó do Matt, ele ainda achou que estava rolando algo entre Caroline e Tyler... =(

Falando em Caroline e Tyler... Cara, MORRI³³³ de dó do Tyler... Ele vendo o vídeo do Mason foi MUITO³³³ tenso, ele vendo o quanto ele ia sofrer e falando que não queria isso... E a Caroline tentando consolar ele (sendo fofa como sempre) e ele perguntando por que ela estava fazendo isso e ela contando o que aconteceu com ela e falando que ela não quer que ele passe por isso sozinho (aiiii, que ultramente fofo!!! Sou Team Caroline e Tyler! *-*).

Na verdade eu sou Team Façam-Uma-Doppelganger-Pra-Caroline-Com-A-Mesmíssima-Personalidade-Pra-Uma-Ficar-Com-O-Matt-E-A-Outra-Com-O-Tyler!!! ^^ XD

E eu também morri de dó do Mason... =(

Coitado, naquele vídeo ele gritando daquele jeito me deixou agoniada... E ele sempre foi um cara legal, porque tomar aquela plantinha (que eu esqueci o nome) só pra se enfraquecer e não machucar ninguém é um gesto muito bonito!!!
Ele não devia ter morrido... No fundo ele era gente boa, só estava sendo manipulado pela Kath...

Damon, seu heartless, por que fez isso com ele??? ¬¬'

Mas, ainda assim, ele (Damon) é meu favorito!!! XD

Falando no Damon... Ohhhh, agora vem... *-*

Aiii, ele estava muito perfeito tentando salvar a Elena e não baixando a guarda não importa quanta birra ela fazia... hahaha

AMEI³³³!!! É assim que tem que ser mesmo...

E achei a coisa mais romântica quando ele falou que ia quebrar o braço dela... XD

Também, menina besta, querendo se entregar!!! ¬¬'

E, bem, os momentos Delena nesse episódio foram muito perfeitos... Sério, eu achei que eles iam se beijar duas vezes... Uma naquela hora que ela fecha o olho até que vocês estavam falando... e a outra naquela hora que ela começa a espancar ele (hehehe) pedindo pra ele largar ela... Eu pensei que ele ia tascar um beijo nela só pra ela parar de agir como criança mimada!!! XD

Mas falando da birrenta (XD) da Elena... Cara, eu estou defendendo as atitudes do Damon, mas faria o mesmo no lugar dela (seria birrenta!!! \o/)... Porque eu achei muito bonito o que ela está tentando fazer!!! *-*

Ela está sendo nobre e está mostrando que realmente ama a família, os amigos e os dois maridos (XD) dela! *-*

Falando na Elena, lembrei do Jeremy, que me lembra que ele também me surpreendeu... O menino foi corajoso e um fofo tentando proteger a Bonnie... *-*

E a idéia dele foi a mais decente... porque se ele tivesse sido mais rápido pra achar a pedra da lua, o feitiço nunca precisaria ser quebrado e ninguém ficaria preso lá... Só que como sempre nunca dá tempo, então ele se ferrou... Mas se a pedra estivesse mesmo com a Kath, como ele pensou que estaria, ninguém teria se machucado, porque daria tempo de ele pegar e sair!!! ^^

E a conexão da Bonnie com o Luka também foi interessante... Vamos ver no que isso vai dar!^^

Quanto ao Luka e ao pai dele... Bem, o Luka não é do mal... deu pra ver nesse episódio... Se ele fosse não teria se conectado com a Bonnie... (Estou usando a palavra “conectado” porque vi em inglês sem legenda e essa está sendo a melhor tradução que eu achei, considerando o contexto, mas estou aberta a sugestões... =D). Agora o pai do Luka... Bem, não sei não se ele está mesmo do lado do Elijah, porque ele pareceu meio pesaroso quando disse que a Elena estava segura por enquanto, algo assim... Talvez ele esteja sendo manipulado pelo Elijah, mas acho que em breve, ele e o Luka se tornarão grandes aliados da galerinha do bem (Coisa mais Sessão da Tarde! XP).

Quanto ao Elijah... O QUE ESSE CARA ESTÁ TRAMANDO??? =O
Por que ele deixou o Damon vivo e não raptou a Elena??? (Não que eu esteja reclamando) E por que ele perguntou se alguém mais sabia se aqueles vampiros lá estavam na casa do Slater e depois matou eles??? Isso quer dizer que ele não queria que ninguém soubesse que ele esteve lá... Ou que poupou a Elena e o Damon (btw, foi LINDO³³³ o Damon se colocando na frente da Elena para protegê-la do Elijah, e isso depois de ter visto o cara matar outros três vampiros com a maior facilidade do mundo, arrancando os corações de dois deles! O Elijah me dá medo... FATO!)... Mas assim será que o Elijah está trabalhando mesmo pro Klaus? Ou será que está agindo por conta própria??? Afff, não sei mais o que pensar!!! Estou confusa!!! =P

Quanto ao Stefan... Bem, foi muito legal da parte dele ter entrado na tumba pra salvar o Jeremy... E mais legal ainda foi ele ter ficado trancado lá com a Kath... E mais legal AINDA foi a promo do próximo episódio... Vai pegar fogo em Mystic Falls, hein???*-*

Sterine FOREVER!!! *-*

Mas eu não esperava o Stefan traindo a Elena... Foi um choque ver aquela promo... Mas me deixou feliz, é claro!!! Porque o Stefan não é igual ao Damon que quando fica com alguém é só pra curtir, quando o Stefan fica com alguém é porque ele sente algo por essa pessoa... LOGO, ele ainda sente algo pela Kath... *-*

Ou não... Pode ser só um sonho e a promo está me enganando... Mas não vou deixar minhas esperanças morrerem, pelo menos não agora! E eu realmente acho que o Stefan ainda sente alguma coisa pela Katherine, ou pelo menos o Paul acha que sente... Porque sempre que ele vai dizer que ela é uma vadia, ou que ele a odeia, os olhos dele enchem de lágrimas... E isso é tão Sirius e Bellatrix que me deixa suspirando! Tá, chega de analogias com Harry Potter, ou melhor, com FANFICS de Harry Potter... XD

E, bem, quanto a Kath... Cara, pode alguém ser mais diva??? Ela arrasa mais a cada episódio... Adorei ela falando pro Damon e pro Stefan entrarem, quando eles vão "visitá-la" na tumba... Como ela é uma ótima anfitriã não acham??? XD

E o jeito que ela ameaçou o Jer também foi WOW... Ahh, adooooro a Kath!!! *-*

E, bem, acho que é isso... No geral, eu achei que o episódio foi bom, mas depois dos episódios 6, 7, 8 e 9, esse realmente pecou na ação... Ainda que no quesito romance tenha sido lindo! Eu acho que ele foi meio parado, comparado aos outros... Mas mesmo assim gostei!!! *-*
Nessa Lovegood
Nessa Lovegood

Mensagens : 2146
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 33
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Bonnie Sáb Dez 04, 2010 3:42 pm

GENTEEEEMMMMM!!! KIKEI NA CADEIRA QDO ASSISTI!
Spoiler:
Bonnie
Bonnie

Mensagens : 1083
Data de inscrição : 25/05/2010
Idade : 29
Localização : Souto Soares (fim de mundo) BA g.a

http://www.coisasdalitta.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Episódio 2x10 - The Sacrifice Empty Re: Episódio 2x10 - The Sacrifice

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos